
“Cock tail é rabo de galo, uma bebida”
Por Vicente Golfeto
No idioma inglês, cock é galo. E tail é rabo. A junção de ambas palavras produz coquetel. No caso da bebida – que existe em muitos países – é composta de mistura de bebidas diferentes, que varia de país para país. Temos nosso rabo-de-galo.
Junto desta introdução, é preciso dizer que inovação é a invenção que o mercado aceita. Pode ser também – além de uma mercadoria – um processo, um modo de fazer marketing ou uma etapa na busca de produtividade. A cultura da inovação – que caracteriza o Vale do Silício – é um coquetel que une competição e colaboração entre as empresas, interação com universidades e capitalistas dispostos a assumir riscos, valorizando idéias que desafiam o status quo. Fica claro que esta soma de componentes do coquetel não é facil de se encontrar. Mas ela representa um fato que, com a constância que se conhece pelo farto noticiário inserido na mídia, uma das razões de os Estados Unidos, mesmo tendo sua liderança ameaçada, permanecer em primeiro lugar no mundo e, inclusive, começando a ganhar distância do segundo lugar ocupado pela China.
Uma das pesquisas que tem sido muito comentada nos principais centro de pensamento e de inovação no mundo é a que busca começar – pelo menos – a palmilhar o caminho do que se denomina de medicina de precisão. Ela tem como ponto de partido a identificação do mapa genético do ser humano, conforme rapidamente já comentei neste espaço. A partir daí, a medicação a ser aplicada – conhecido o diagnóstico do paciente – deve ser individualizada, conforme as características genéticas da pessoa.
O homem continua querendo imitar Prometeu, tentando conhecer os segredos dos deuses.
“A competição desperta o que há de melhor nos produtos e o que há de pior nas pessoas”.
Por Vicente Golfeto

Eu estava meditando sobre afirmação de George Orwell – afirmação, aliás, muito polêmica e também muito contestada – sobre a qual “quem controla o passado, controla o futuro. E quem controla o presente também controla o passado”. Então, detive-me no fato de estar pensando na variável, extremamente movediça, do tempo. Em algumas empresas – aliás – a visão de que, a cultura empresarial é conservar valores do passado, está sendo contestada. Hoje, os negócios devem ser orientados para o futuro. A cultura de resultados – a que é majoritariamente vitoriosa – é um conjunto de elementos através dos quais se define os comportamentos para se obter as metas propostas. Meta é palavra grega que quer dizer além de. Neste contexto, é útil entender a importância da compliance – respeito a lei e a regras éticas – porque avulta inclusive para se desmentir a afirmação segundo a qual “a competição desperta o que há de melhor nos produtos e o que há de pior nas pessoas”.
A meritocracia é um modelo de resultados nos termos acima relacionados. Mas, sozinha, ela não é suficiente, embora seja necessária. É preciso também pensar nas aspirações das pessoas em um sentido mais amplo do que simplesmente na boa remuneração. A meritocracia traz bom desempenho e a gestão de pessoas traz comprometimento com a empresa.
Os consumidores chegam a perceber – pelo menos os mais atentos – quando a empresa cultiva bons valores e mira o futuro. O nome, então, da ética é expresso no binômio qualidade e atendimento. A qualidade do produto vendido e a maneira como o consumidor é atendido são sempre convites para sua fidelização. Quase uma certeza disso.
“Atrás de toda grande fortuna há, pelo menos, um crime”
Por Vicente Golfeto

Riqueza econômica e financeira deveria ser a maneira como a sociedade premia inovação, talento e esforço. Mas nem sempre é assim. Grandes riquezas podem ser fruto de corrupção, de monopólios, de outros crimes contra a economia popular e até – como sói acontecer – de notáveis ilícitos penais. Também – como tem sido comum – mais graças ao estado do que ao mercado. Vendo – ainda que apenas um ângulo destas anomalias – W. Goethe, filósofo alemão, sintetizou com felicidade que: “atrás de toda grande fortuna há, pelo menos, um crime”. Ou um pecado, para dilargarmos o âmbito de análise que se faz.
Queiramos ou não, em muitos dos casos relacionados ao enriquecimento há – no mínimo – uma omissão vergonhosa dos segmentos mais organizados da sociedade, mesmo quando não são beneficiados. Então, nós temos mais uma oportunidade de confirmar que democracia não é regime apenas de maioria. É sobretudo – na verdade – regime de minorias organizadas. Que detêm o poder ainda que, aparentemente, nem sempre detenham o governo. Por isso, assim como existem cartéis do crime, é necessário formar cartéis de integridade que reúnam aqueles que tenham um plano de bem comum para mobilizar a população e obter o seu respaldo. É inaceitável usar o poder para conquistar o ter ou usar o ter para conquistar o poder. É o método de usar o dinheiro e – até gastá-lo – para chegar ao poder. E ganhar muito dinheiro depois de tê-lo conquistado. Este é, em boa parte, o itinerário da corrupção. Que os latino americanos tanto conhecem.
Na mitologia romana, Fortuna é a sorte. Na nossa cultura, fortuna é também a sorte mas aparece sempre com a cara do dinheiro.
Por Vicente Golfeto

Frases e pensamentos: Vicente Golfeto
E o sabor de seu corpo era algo sofisticado ao paladar, algo difícil de se descrever
Um gosto tão suave e macio como o teu é daqueles impossíveis de se esquecer
Minha boca te lembra e anseia por ter de vocês mais um dos seus delicados beijos
Pois sei que basta um toque nos teus lábios pra reacender todo aquele nosso desejo.
Vicente Golfeto
Não importa por que angulo nos olhem, pois Homens de verdade nunca perdem o princípio da masculinidade.
Vicente Golfeto
Ter um membro entre as pernas não faz de você um Homem, ser honesto, determinado, disciplinado e honrado, isso sim é o que faz de você um Homem.
Vicente Golfeto
Não seja tão passivo, não esperam que te peçam pra resolver o que é óbvio que precisa ser resolvido, levante-se e faça. Aprendi com meu pai um grande Homem que quando um você sai com um problema, deve voltar com a solução.
Vicente Golfeto
O mundo precisa sim de heróis, as crianças precisam de alguém em quem se espelhar, um ídolo é tão necessário pra nos fazer seguir em frente quando o alimento que te da energia pra continuar andando, então seja esse cara meu amigo, seja Homem.
Vicente Golfeto
Uma das coisas que todos nós mais fazemos na vida é buscar por reconhecimento e por glorias, mas tome cuidado com suas atitudes meu parceiro ou serás lembrado por ser aquilo o que mais repudiava em toda sua vida.
Vicente Golfeto
Djdidi o Reporter! O assunto é Economia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário