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quinta-feira, 23 de junho de 2022

O pagode apareceu em 1978, quando Tim Maia e Beth Carvalho foram visitar a quadra do Cacique de Ramos. O Repórter Djdidi estava Lá

   Os Pagodes


O pagode, como manifestação cultural, apareceu nos meios de comunicação somente em 1978, quando os cantores Tim Maia e Beth Carvalho foram visitar a quadra do Cacique de Ramos, um bloco carnavalesco do bairro de Ramos, no subúrbio carioca. O bloco era uma popular reduto de sambistas anônimos e jogadores de futebol, que se reuniam aos finais de semana para comer, beber e cantar


A convite do ex-jogador de futebol Alcir Portela, Beth Carvalho foi conhecer um grupo de sambistas conhecidos como Fundo de Quintal, um grupo que tinha entre um de seus vocalistas Almir Guineto, ex-diretor de bateria da escola de samba Unidos do Salgueiro.

O Fundo de Quintal fazia um samba diferente, misturado com outros ritmos africanos não tão difundidos e que tinha uma sonoridade nova, com a introdução de instrumentos como banjo com braço de cavaquinho (criado por Almir Guineto) e o repique de mão (criado pelo músico Ubirany) e a substituição do surdo pelo tantã (criado pelo músico e compositor Sereno).[7]

Beth gostou daquele samba feito no Cacique de Ramos e começou a gravar composições desses novos sambistas, ajudando a revelar nomes como Zeca PagodinhoJorge AragãoAlmir Guineto e o Fundo de Quintal.

Popularidade

Com boa aceitação de público aos "pagodes" gravados por Beth Carvalho, outros começaram a ser gravados no início da década de 1980, e os próprios sambistas revelados pela cantora passaram a ser lançados e difundidos nas emissoras de rádio e canais de televisão pela indústria fonográfica. Desta forma, se consolidava um novo estilo musical dentro do samba. 

                  https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b5/Exaltasamba_2010.jpg/300px-Exaltasamba_2010.jpg

O grupo Exaltasamba, formado em São Bernardo do Campo, um dos mais populares entre o estilo romântico que se popularizou na década de 1990.

No final daquela década, nasceria uma nova vertente dentro do pagode, que se popularizaria na década seguinte.[3] Estimulada por necessidades comerciais, a indústria fonográfica avalizou a gravação de pagodes com uma roupagem mais "adocicada" tanto na letra, mas principalmente na harmonia, que ficou bastante modificada pelos constantes acordes sintetizados dos teclados eletrônicos, os quais resultam em um som com características da música pop.  Foi o caso do sucesso "Parabéns Pra Você", do Grupo Fundo de Quintal. Ao mesmo tempo, determinados grupos, oriundos principalmente dos subúrbios paulistanos,[9] começaram a adaptar coreografias e roupas de conjuntos vocais estadunidenses (como The TemptationsThe StylisticsTake 6) sob uma base rítmica próxima ao pagode como se conhecia até então, mas completamente diferentemente dos trabalhos de cantores-compositores como Bezerra da Silva e Zeca Pagodinho 

As gravadoras apostaram com força nessa vertente mais "açucarada" de pagode injetada por letras românticas e instrumentos eletrônicos (até então praticamente alheios ao samba), pois viam nesse novo pagode um grande potencial para ser tocado em grandes concertos e competir com os artistas sertanejos populares daquele momento. A partir dessas modificações, nasceu o pagode romântico, um estilo de pagode muito distante de suas originais feições, embora tenha se tornado tão ou mais popular do que o pagode original. Há ainda duas variações do pagode tradicional: o pagode baiano, nascido na Bahia, e que fez muito sucesso na década de 1990 sendo seu maior expoente o grupo É o Tchan! com hits que explodiram no Brasil inteiro


Djdidi o Repórter



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