http://www.clocklink.com/

terça-feira, 2 de agosto de 2022

O clipe oficial do SERTANEJO a reportagem de *DjDiDi o Repórter*

 


Sertanejo 
 

A ausência dos sertanejos, do rappers e dos funkeiros nas premiações musicais ficou mais evidente do que nunca em 2021. A onda de críticas ao prêmio Multiuso, por exemplo, não deixa mentir. As indicações deixaram de fora artistas responsáveis por hits que ecoaram na web e nas rádios. Mas os números do Spotify mundial trataram de evidenciar que quer queira, quer não, esses nomes são os responsáveis por de certa forma levar a música nacional para outras partes do mundo. Para se ter ideia, o top 50 do Spotify mundial conta com nove artistas brasileiros. Desses nove, ao menos cinco são do gênero sertanejo.


A presença de Xamã, Gustah e Neo Beats com o recém hit Malvadão 3, lançado no final de novembro, também demonstra a presença do rap na indústria. O hit, que conta com elementos do funk e do trap, alcançou a 38ª posição da plataforma e já recebeu mais de 924 mil streams nas últimas 24 horas. O clipe oficial da música, gravado em Las Vegas, recebeu mais de 11 milhões de visualizações no YouTube desde o lançamento. E claro, também já garante seu espaço nos challenges do Tito.

Outros artistas como Henrique & Juliano, George Henrique & Rodrigo, Mari Fernandez, Ávine Vinny e Pedro Sampaio também evidenciaram seus hits de sucesso no ranking. Apesar da lista não garantir efetivamente a internacionalização das músicas, serve de termômetro para demonstrar as canções que estão sendo consumidas em massa ao ponto de ganharem relevância a nível mundial.

Entre críticos e admiradores, o fato é que não dá para ignorar o que é consumido pelo público. Parece que o prêmio Melhores do Ano, do Caldeirão com Huck, entendeu o recado. O programa em si, que já se apresenta com uma proposta mais conectada ao digital, demonstrou ao menos tentar representar o gosto popular. A resposta veio com as nomeações de música do ano, em que concorreram apenas artistas do gênero sertanejo ou piseiro, como a dupla Israel & Rodolffo, Barões da Pisadinha, com Recairei, e Matheus Fernandes, com Baby, Me Atende. A melhor ficou para os donos do hit Batom de Cereja.

Será que as premiações deste ano ficarão menos alheias a realidade do consumo de música no país Fica a torcida para que se tenha novidade nas nomeações.




DjDiDi O Repórter




Nenhum comentário:

Postar um comentário