http://www.clocklink.com/

domingo, 13 de março de 2022

Radio DIGIMIXX a BIOGRAFIA do REI Roberto Carlos e Repórter DjDiDi

 


Conhecido no Brasil e na América Latina como "Rei", Roberto Carlos

Biobigafia/ Roberto Carlos


Outra vez': autor da biografia 'proibida' de Roberto Carlos volta ao Rei  com muito mais detalhes | Diario de Cuiabá



(Cachoeiro de Itapemirim19 de abril de 1941  é um cantorcompositor e empresário brasileiro.

Conhecido no Brasil e na América Latina como "Rei", Roberto Carlos começou a sua carreira no início da década de 1960 sob influência do samba-canção e da bossa nova. Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, fundou as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil. Com a fama, estrelou ao lado de Erasmo e Wanderléa um programa na RecordTV chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro, e que os alçou Roberto ao status de ídolos da geração. Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa (1970) e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora (1971). 

Na virada para década de 1970 se tornou um cantor e compositor basicamente romântico, algo que não modificou desde então. Logo também mudava seu público-alvo, que deixou de ser o jovem e passou a ser o adulto. Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. Atualmente continua se apresentando com frequência, e estrela anualmente o especial intitulado Roberto Carlos Especial, exibido na semana do Natal pela Rede Globo. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas, entre os quais Caetano VelosoGal Costa e Maria Bethânia.

Segundo a Pro-Música Brasil, Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira  tendo vendido mais de 140 milhões de cópias , incluindo gravações em espanholinglêsitaliano e francês, em diversos países.

Na segunda metade dos anos cinquenta, Roberto Carlos mudou-se para o Rio de Janeiro e,[16] seguindo a tendência juvenil da época, entrou em contato com novos ritmos musicais: o rock and roll e o rockabilly, passando a ouvir artistas como Elvis PresleyBill HaleyLittle RichardGene Vincent e Chuck Berry.[17] Em 1957, Arlênio Lívio Gomes, um colega de escola, levou Roberto Carlos para conhecer um grupo de amigos que se reunia na Rua do Matoso, no bairro da Tijuca, mais especificamente no Bar Divino que era na Rua Haddock Lobo, conhecida como a Turma do Matoso. Lá conheceu Sebastião Maia, Edson Trindade, José Roberto "China" e Wellington Oliveira.[18] Formou com estes o seu primeiro conjunto musical, The Sputniks. Em 1958, Roberto Carlos, por não encontrar a letra da canção "Hound Dog", de Elvis Presley, conheceu aquele que se tornaria o seu maior parceiro musical, o fã de Elvis daquela turma de amigos, que era Erasmo Carlos 

Os Sputniks, conseguiram uma apresentação no programa “Clube do Rock,” apresentado por Carlos Imperial na TV Tupi.[19] Após a apresentação, Roberto procurou Imperial para agendar uma participação solo no programa.[20] Sebastião Maia (posteriormente conhecido como Tim Maia) descobriu a tentativa de apresentação solo de Roberto e, após uma discussão com ele, saiu dos Sputniks e o grupo foi desfeito.[21] Edson Trindade, Arlênio e China formaram o grupo The Snakes, chamando Erasmo para ser vocalista.[22] A carreira solo de Roberto foi iniciada no mesmo ano como cantor da boate do Hotel Plaza, em Copacabana, cantando samba-canção e bossa nova.[ Os Snakes acompanhavam tanto Roberto Carlos quanto Tim Maia, contudo ambos nunca fizeram parte do grupo.[22] Nessa época, Roberto começou a namorar a atriz Maria Gladys,[23] então uma das dançarinas do "Clube do Rock". Carlos Imperial costumava apresentar Roberto Carlos como o "Elvis Presley brasileiro" e Tim Maia como o "Little Richard brasileiro".

Em 1959, Roberto Carlos lançou "João e Maria/Fora do Tom", um compacto simples, onde imitava João Gilberto.  Dois anos depois, em 1961, ele lançava o primeiro álbum, Louco Por Você. Imperial compôs boa parte das canções deste disco. O disco não chegou a ter tanto sucesso e hoje é uma raridade. 

1961 - 1969: Jovem Guarda e consolidação do sucesso

A década de 1970 marcaria o fim da Jovem Guarda e o início da carreira de Roberto Carlos como intérprete romântico, com reconhecimento internacional.[55] O cantor seria o artista brasileiro que mais venderia discos no país. Várias das suas canções foram gravadas por artistas como Julio IglesiasCaravelli e Ray Conniff. Em 1970, o cantor fez uma bem-sucedida temporada de shows no Canecão,  dirigido pela dupla Luís Carlos Miele e Ronaldo Bôscoli (que produziram e dirigiram os shows de Roberto Carlos durante 24 anos).  No final daquele ano, foi lançado o álbum Roberto Carlos, que trouxe sucessos como "Ana", "Vista a Roupa Meu Bem" e "Jesus Cristo", canção que também marcava sua aproximação com a religião católica.

Em 1971, foi lançado Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora, o último filme da trilogia dirigida por Roberto Farias e também um grande sucesso nacional.[58] Ainda neste ano, foi lançado Roberto Carlos, disco que contou com os sucessos "Detalhes", "Amada Amante", "Todos Estão Surdos", "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos" (homenagem a Caetano Veloso, que estava exilado em Londres)[59] e "Como Dois e Dois" (de Caetano). 

 O álbum Roberto Carlos, de 1972, repercutiu com "Como Vai Você" (de Antônio Marcos e Mário Marcos), "A Montanha" e "Quando as Crianças Saírem de Férias", além de ter sido o primeiro LP a atingir a marca de um milhão de cópias vendidas;[62] e Roberto Carlos, de 1973, teve arranjos de Chiquinho de Moraes, Jimmy Wisner e Jimmy Haskel,  com "Rotina" e "Proposta" sendo as principais canções 


Radio 



Nenhum comentário:

Postar um comentário